sexta-feira, 5 de julho de 2013

Teve envolvimento no Escândalo das Sanguessugas?

Teve o nome envolvido no escândalo dos sanguessugas?
Sim
 
De que forma?
O deputado Amauri Gasques (PL-SP) é acusado de receber R$ 46 mil do esquema dos sanguessugas. O valor foi depositado em contas de sua mulher e de assessores do parlamentar e parte entregue em dinheiro vivo.
 
Qual sua defesa?
O deputado afirma que uma ex-assessora recebeu o depósito da empresa Planam, mas nega envolvimento dele no esquema.
 
Investigados, principais deputados acusados de integrar o esquema da Operação Sanguessuga colaboraram para a construção da garagem da sede da Superintendência da Polícia Federal em Brasília por meio de uma emenda parlamentar de autoria do ex-deputado federal Ronivon Santiago (PP-AC). De acordo com levantamento da ONG Contas Abertas, o deputado Gasques também destinou R$ 100 mil para obras na PF de Brasília.
 
Os parlamentares acusados de envolvimento na máfia dos sanguessugas afirmam não saber por que tiveram os nomes incluídos na lista divulgada pela CPI e se disseram "surpresos". A assessoria de Amauri Gasques afirma que se surpreendeu com seu nome incluído nas investigações, e acredita que isso ocorreu porque Maria da Penha, suposto braço da quadrilha no Executivo, trabalhou em seu gabinete antes de ir para o Ministério da Saúde.
Dos 90 parlamentares investigados pela CPI por suposta participação na máfia dos sanguessugas, a maioria teria recebido, como propina, pagamento em dinheiro ou depósito em contas bancárias próprias ou de terceiros, como parentes e assessores. Amauri Gasques consta entre aqueles que receberam das duas formas de pagamento, segundo os dados colhidos pela CPI.
 
Alguns dos envolvidos nos mais recentes escândalos de corrupção ganham distinção em seus partidos para agir como "puxadores de voto" na disputa pela Câmara. Legendas como PP, PL, PT -B, PMDB, PFL e PT elegeram como os seus puxadores em vários Estados supostos "sanguessugas" e acusados de envolvimento com o mensalão, como Gasques (PL), concorrendo com números de fácil memorização, envolvido no escândalo dos sanguessugas.

Fonte: Folha Online
Folha Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário