sexta-feira, 8 de fevereiro de 2019

Lula: os 5 processos que tem pela frente

  1. Recebeu como vantagem indevida pela Odebrecht um terreno onde supostamente seria instalado o Instituto Lula, além de um apartamento vizinho ao que ele vivia em São Bernardo do Campo. (Concluso para sentença desde 05/11/18).

2. Tráfico de influência na compra de caças suecos. Lavagem de dinheiro, organização criminosa e tráfico de influência.  Também é investigado pela prorrogação de incentivos fiscais destinados a montadoras de veículos por meio da MP (medida provisória) 627. Luís Cláudio, um dos filhos do ex-presidente, também é réu no processo. Está na 10ª Vara Federal de Brasília, pela Operação Zelotes. Aguardando novos depoimentos de Nelson Jobim e Palocci por pronunciarem versões contraditórias.


3. Edição da MP 471. Favorecimento para empresas do setor automotivo. Em troca, o petista teria recebido propina. A MP prorrogou incentivos fiscais para montadoras instaladas nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste. Está na 10ª Vara Federal de Brasília, pela Operação Zelotes. Em março, serão ouvidas testemunhas, como Dilma, Jaques Wagner e Palocci.


4. Empréstimos do BNDES e Odebrecht em Angola. É acusado de corrupção, lavagem de dinheiro, tráfico de influência e organização criminosa por supostamente ter auxiliado a Odebrecht ao favorecer a liberação de empréstimos pelo BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) para financiamento de obras da empreiteira em Angola. De acordo com o MPF, os crimes teriam ocorrido de 2008 a 2015. Está na 10ª Vara Federal de Brasília, pela Operação Janus. Devido a petições de ambas as partes, não há data para decisão.


5. Lavagem de dinheiro via Instituto Lula. Nesta ação, que tramita em São Paulo, Lula é acusado de ter recebido R$ 1 milhão como contrapartida a supostas interferências em decisões do ditador Teodoro Obiang, da Guiné Equatorial, que teriam beneficiado os negócios do grupo brasileiro ARG no país. O valor, segundo o MPF (Ministério Público Federal) em São Paulo, foi dissimulado como uma doação ao Instituto Lula. 2ª Vara Federal de São Paulo. Em andamento desde 14 de dezembro.




Nenhum comentário:

Postar um comentário